BLOG

JÁ SEGUE O IDEARKITETURA NO INSTAGRAM?

COMO EU ILUMINO A CENA NO V-RAY EM CINCO MINUTOS

July 6, 2017

Configurar a iluminação no V-ray não é fácil né? Acredito que seja a maior dificuldade de todos, mas te garanto que após ler esse post sua maneira de trabalhar vai ficar bem mais simples!

 

Um exercício diário de superação e aprendizado. Assim que resumo meus projetos em 3D. Como falei no post anterior, nunca parei para fazer curso de V-Ray ou Sketchup. Tudo que aprendi foi fazendo, errando, fazendo, pesquisando, assistindo aulas, pegando dicas com os amigos...até chegar em um nível, que para mim é bem satisfatório!! Não indico que vocês sigam esse meu exemplo, se tiverem oportunidade façam sim um curso,  foca e se dedica no conteúdo pois sempre aprendemos configurações e coisas novas bem interessantes!!

 

Sempre trabalhei com projetos executivos, mais técnicos, pranchas e detalhamentos. Por conta disso, o 3D ficou de lado. De vez em quando fazia um para treinar, mas nunca para cliente.

Com o tempo, e a necessidade a gente tem que se adaptar e aprender na marra. Foi assim que comecei a apresentar alguns projetos também com o 3D como um complemento, não como personagem principal.

 

Por ser uma pessoa extremamente detalhista e perfeccionista algumas coisas me incomodavam. Foi assim, que comecei a pesquisar ainda mais e aprender com meus próprios erros. Aos poucos fui testando e vendo como poderia melhorar, o que funcionava até criar meu método de fazer padrão. Esse padrão a partir de então passei a usar em todos os projetos. Economizei tempo e dor de cabeça. Ter alguns materiais pré-configurados, aquela organização que comentei aqui são fundamentais pra um bom resultado.

 

Mas o segredo de um render de qualidade se restringe basicamente a dois detalhes: iluminação e resolução! A iluminação pra mim sempre foi a parte mais difícil! Até entender como funcionava, para que servia cada janela de edição demorou! E muito! Por isso, foquei no que deu certo e uso igual para todos os projetos ajustando apenas a intensidade de acordo com a área e necessidade do ambiente.

 

A seguir, vou mostrar para vocês todos os detalhes de iluminação desse Estúdio de Maquiagem. No final do post, deixei disponível o arquivo, em sketchup com todas as configurações de iluminação que usei. Para baixar, basta pedir a senha via direct no Instagram do @idearkitetura !!

COMO EU ILUMINO A CENA?

 

Com apenas 3 formas diferentes:

  • 01 Rectangle light no teto

  • 01 Rectangle light na janela

  • Spots com o IES light

E só!

 

Não configuro o sol, a sombra, aquelas configurações todas que vocês já devem ter ouvido falar.. por dois motivos: uma vez segui exatamente todos os passos de uma vídeo aula que ensinava a configurar a "luz natural" e na hora de renderizar demorou o dobro de tempo! O segundo motivo é que o resultado final da configuração e usar o rectangle na janela é bem parecido!

 

Então, como tempo é dinheiro e se você deseja trabalhar de forma prática tendo um bom resultado e já partir pra outro projeto, fazer esses 3 tipos de iluminação - acredite em mim - já é o suficiente, pois no exemplo abaixo foi apenas isso que usei!! 

 

 

MATERIAL DO PISO

 

Antes de entrar nos detalhes de iluminação, vamos focar no piso! Como você leu nesse post, os primeiros passos do 3D além da iluminação é aplicar a textura do piso! Pois é nele que você vai sentindo a necessidade de alterar, aumentar ou diminuir a intensidade da luz! Então, aplique a textura e configure o brilho de acordo com o material e efeito desejado.

  1. Na janela de edição de materiais, crie um layer de REFLEXÃO;

  2. Em "General" clique no "m" do Reflection;

  3. Selecione "TextFresnel" e altere o valor do IOR > OK;

  4. Agora em Glossiness altere o valor do "Reflect";

  5. Clique em "Preview" para ver o resultado, se estiver tudo certo, feche a janela.

 

Eu uso essa imagem abaixo como referência SEMPRE que preciso configurar qualquer material!

Feito isso, seu piso está pronto, e agora podemos começar a editar a iluminação. Na primeira imagem temos o render sem nenhuma edição de luz. Apenas a iluminação natural do sol. Na segunda, alterei o horário para aumentar o tamanho da sombra. Na terceira inseri o rectangle light na janela. Compare a intensidade de luz que entra na primeira imagem (natural) e a terceira com o rectangle ainda bem fraco.

 

Nas três últimas imagens a iluminação já está configurada na intensidade certa, com a aplicação de mais um rectangle light no teto e os primeiros testes de intensidade das lâmpadas com o IES light.

 

Para que vocês entendam melhor, vou explicar cada um deles:

RECTANGLE LIGHT 1 : na janela

 

Ele vai fazer o papel da luz natural que entra na janela. Veja na galeria abaixo a evolução da intensidade. Na primeira imagem, já tinha colocado um rectangle light em cada janela, mas pelo lado de dentro do ambiente. Na segunda imagem, veja a diferença de intensidade, apenas coloquei o rectangle light da janela da esquerda para fora do ambiente. E na terceira, os dois rectangle light estão para fora. Isso acontece porque o vidro da esquadria ajuda a dar um efeito mais natural para a iluminação da cena, compare a primeira e terceira imagem. Sendo assim, minha sugestão é colocar o rectangle light pelo lado de fora do seu ambiente.

 

Nas três últimas imagens, a intensidade do rectangle light de cada janela está um pouco maior, fui aumentando aos poucos até chegar no nível da última imagem.

 

Nessa, já temos os primeiros pontos com IES light também, veja como já dá uma diferença no ambiente, mas vou falar sobre elas daqui a pouco!!

 

Veja abaixo as configurações que usei para o rectangle light da janela:

 

CONFIGURAÇÕES RECTANGLE LIGHT JANELA

1. Altere a intensidade conforme desejado

2. Em "Options" selecione o campo "Invisible"

3. Em "Options" desmarque o campo "Affect Specular"

 

IES light: nos spots

 

 

Além do rectangle, outra configuração de luz que gosto - e sei usar - é o IES light. Não costumo usar outras, pois acho essa bem simples e fácil de editar e sempre chega no resultado que preciso! Time que está ganhando não se mexe né? :)

 

Sei que existem várias outras maneiras de se iluminar a cena, mais técnicas, precisas e interessantes mas algo que demanda conhecimento e tempo. Os "defeitos" de iluminação eu arrumo depois na pós-produção da cena, então, vamos economizar tempo e partir para a configuração dela.

 

O único segredo é colocar o valor certo da intensidade! Mas vamos por partes:

 

CONFIGURAÇÕES IES LIGHT DOS SPOTS

1. Em "Intensity" altere a cor (caso deseje uma luz mais quente) colocando amarelo bem claro

2. E altere a intensidade em "Power". Coloque 1 + 5zeros (100000) no mínimo! Se ficou fraco, coloca mais um zero! Se agora ficou forte, coloque um valor intermediário: 150000. Foi assim que aprendi, testando e renderizando. Não tem um valor padrão, pois varia de acordo com o ambiente e o arquivo de .ies que você escolheu.

 

 

3. Em "Options" é onde você seleciona o arquivo .ies que dá aquele efeito na parede! Eu uso uma coleção que tem 30 tipos diferentes para escolher! Baixa você olhar a imagem abaixo e escolher um tipo e depois, selecionar o arquivo com o número em questão.

 

 

Esses arquivos estão disponíveis na página de DOWNLOADS gratuitamente para vocês baixarem. 

Com mais alguns pontos de IES light a cena começa a ganhar outra cara. Repare na galeria abaixo, na parede da esquerda na primeira imagem. Na segunda, coloquei uma cortina (sem configuração) para ver como está a luz dentro do ambiente. Já na terceira, editei o material da cortina e aumentei a intensidade do IES light, mas ficou muito forte! Melhor voltar para a configuração que estava na segunda imagem. Veja como o ambiente da terceira imagem está bem mais claro que o da segunda! Pois eu coloquei o último item de iluminação que é o rectangle light no teto também! Já vou mostrar as configurações dele, mas antes aprenda a configurar o material da cortina, para que a luz passe e fique com o efeito dessa terceira imagem.

 

MATERIAL DA CORTINA

 

Para configurar da maneira correta assista a vídeo aula abaixo. Veja nas imagens que o efeito final é a combinação da configuração do material + a intensidade do rectangle light da janela. Então, aumente ou diminua o valor até passar a luz "natural" pela cortina e iluminar o ambiente da forma desejada.

 

RECTANGLE LIGHT 2 : no teto

 

Ele vai fazer o papel da luz acesa do ambiente, de forma sutil. Costumo colocar ele afastado dos cantos uns 30cm e do forro 2cm. A intensidade, vai variar de acordo com a área e a necessidade do ambiente, então, vá fazendo alguns testes até chegar no formato que você goste.

 

CONFIGURAÇÕES RECTANGLE LIGHT TETO

1. Altere a intensidade conforme desejado

2. Em "Options" selecione o campo "Invisible"

3. Em "Options" desmarque o campo "Affect Specular"

4. Em "Options" desmarque o campo "Affect Reflections"

 

Após inserir esses 3 tipos de iluminação sua cena está pronta para iniciar a modelagem. Se ainda não está do jeito que você deseja, vá ajustando a intensidade de cada um e testando até chegar em um bom resultado. Nessa parte, você precisa ter um pouco de paciência, se for a primeira vez que você faz, pode ser que tenha um pouco de dificuldade de harmonizar todas luzes ao mesmo tempo. Mas com a prática, depois de muitos testes e projetos você já vai adquirir a sensibilidade de ver exatamente onde está faltando, alterar e conseguir a luz desejada!

 

Lembrando que, tudo isso que ensinei não é material de curso, uma regra muito menos a única forma de se fazer. É a maneira prática que aprendi a configurar minhas cenas que para mim funciona bem, me faz economizar tempo e com a aparência que gosto, sem muitos problemas!!

 

 

No próximo post, vou mostrar para vocês como faço a pós-produção das cenas, com o app Snapseed! Já baixa ele e aguarde ;)

 

 

Espero que tenham gostado e que suas imagens fiquem cada vez mais lindas com essas dicas! Ah, não esqueça de ler esse post sobre as 5 regras do sketchup + v-ray! Deixe suas dúvidas aí nos comentários e me conte depois se conseguiu fazer tudo certinho!!

 

Beijos

Karina

ANEXO:

Arquivo desse projeto em .skb com toda iluminação configurada. Para baixar, clique aqui.

 

 

 

 

Compartilhar
Curtir
Please reload

Please reload

  POSTS RECENTES  
  FACEBOOK  
  YOUTUBE