top of page

BLOG

QUER MAIS DICAS RÁPIDAS COMO ESSA? SIGA O IDEA NO INSTAGRAM!

AS 5 REGRAS QUE VÃO FACILITAR SUA VIDA NA HORA DE MODELAR



TUDO. Tudo na vida é planejamento e organização. Já falei isso várias vezes para vocês né? E na hora de trabalhar no Sketchup não é diferente. Para quem não tem muita habilidade no programa (me incluo nessa pois não tenho curso e tudo o que sei aprendi com vídeo aulas no youtube...) ter uma sequência lógica para seguir ajuda, e muito!


Essas "regrinhas" que vou mostrar para vocês é a base do que uso para trabalhar. São maneiras que eu encontrei depois de alguns erros que facilitaram meu trabalho, deixando ele mais dinâmico e agradável sem passar por sustos que esses programas gostam de nos dar...

Espero que com esse post você coloque em prática esses detalhes simples mas que no final, fazem muita diferença!

1. CONFIGURAR TODA A ILUMINAÇÃO PRIMEIRO

Depois de importar o dwg ou modelar as paredes do seu ambiente, selecione tudo, crie um COMPONENTE e pinte tudo de branco. Aplique apenas a textura do piso. Configure o material e salve. Pronto. Não aplique mais nenhum material nem coloque nenhum bloco na sua cena ainda.


Configurar toda a iluminação com o ambiente "limpo" é melhor pois o render vai mais rápido, já que não tem muitos materiais e você consegue enxergar melhor o efeito de luz desejada.


2. CRIAR UMA PASTA E BAIXAR TODOS OS BLOCOS

O segredo de um bom render é ter uma boa iluminação e bons blocos configurados. Não é fácil encontrar na Warehouse blocos que atendem nossas necessidades ou que sejam bonitos. É necessário ter um pouco de paciência até achar a coleção certa, que valorize sua modelagem e dê um resultado legal.


O que eu costumo fazer é criar uma pasta, chamada "BLOCOS" dentro da pasta do projeto em questão. Na Wharehouse, vou pesquisando todos os objetos que preciso para a cena e vou baixando nessa pasta. Muitas vezes pego vários parecidos para testar qual se encaixa melhor depois. Deixo todos os blocos nessa pasta, e no Sketchup apenas importo o bloco (não perco tempo abrindo, copiando e colando...) direto na cena. Dessa forma, você trabalha por etapas, e não perde tempo tendo que ir até a Warehouse sempre que precisar colocar um objeto novo. Ele já está lá salvo, junto de várias outras opções que você já baixou.


3. TER UMA PASTA COM TEXTURAS SALVAS

Outra dica que torna nosso trabalho mais rápido no Sketchup e já ter uma pasta com várias texturas salvas. Essa pasta tem que ser "fixa" no seu computador. Crie ela em um local que você não apague, mova ou edite. Crie e deixe ela lá. Salve todas as texturas nessa pasta, as que você mais usa, ou baixe uma biblioteca completa (existem várias disponíveis na internet) com várias opções de cores e materiais. Sempre que precisar editar um material, você já sabe onde estão suas texturas, não precisa ficar perdendo tempo procurando onde salvou.


4. RENDERIZAR SEMPRE QUE COLOCAR UM BLOCO NOVO

Não dá para confiar sempre em todos os blocos que baixamos. Quando é você que modela, edita, aplica as texturas, ok! Sem problemas.. Mas quando ele vem da Warehouse, ou quando é pesado demais é bom ter mais cuidado para evitar problemas futuros.


Por isso, sempre que eu coloco um bloco novo na cena inicio a renderização para ver se funciona normalmente. Apenas clico no botão de renderizar para testar, e assim que começar já cancelo e continuo a modelagem. Já pensou, você termina de modelar toda a cena, coloca todos os blocos e lá no final, o render trava, aparece algum erro por culpa de um bloco com "defeito"!!! Como descobrir qual bloco está com problema? O trabalho depois seria bem maior, então, não custa nada se prevenir fazendo esses testes de vez em quando.


5. RENDERIZAR EM ALTA RESOLUÇÃO

Para que a imagem fique limpa, nítida e bonita não tem segredo: é necessário renderizar em alta resolução. O máximo que - o seu computador - aguentar!! Sim, não fique preso na resolução padrão que aparece nas opções do V-ray. Coloque no mínimo 3000 x 3000 (imagem quadrada). Os detalhes, as sombras, tudo fica bem melhor em uma resolução maior, que deixa o render mais demorado, mas é o que dá o resultado final bom e agradável.


Gostaram? Comente aí, deixe suas dúvidas sobre esse tema, pois por aqui fica ainda mais fácil de eu ajudar vocês :)


Lembrando que, na página de DOWNLOADS temos uma pasta completa, cheeeeeeeeia de texturas para vocês baixarem! Mas, as senhas são divulgadas só lá no stories do Instagram. Quem viu? Pois é, fique de olho lá...quem sabe eu volto a divulgar, qualquer dia desses.. ;)

KARINA MARINHO

WRITER

QUEEN BEE, arquiteta, urbanista e professora universitária. Perfeccionista ao extremo, ama ensinar e faz isso por vocação. Vive e respira arquitetura, tendo ela como seu principal estio de vida. 

bottom of page